EraTransmidia marca presença no evento mais esperado do ano

Em meio a tantas notícias sobre mudanças no setor audiovisual e cultural no país, o Rio de Janeiro mais uma vez receberá o maior evento de criatividade e inovação da América Latina.

Voltado a profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia, o Rio Creative Conference terá como principais atrações os criadores da aclamada série Black Mirror, Charlie Brooker e Annabel Jones, e será aberto pelo Netflix Chief Content Officer, Ted Sarandos.

A segunda edição do Rio2C, sucessor do RioContentMarket – o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no Hemisfério Sul ao longo de sete edições –, receberá milhares de convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior, nos seis dias do evento, entre 23 e 28 de abril.

Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras e Oi, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para empreendedores e profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências, oficinas e painéis destinados a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

A repercussão da primeira edição foi tão positiva que nos motivou a fazer em 2019 um evento ainda maior e cheio de novidades, com a criação de novos espaços de conteúdo como o BrainSpace, voltado à neurociência e a sua interseção com a criatividade, e a Casa das Marcas, dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, além do lançamento do primeiro prêmio da indústria criativa. E para fechar cada dia, quando o sol se pôr e a programação encerrar, teremos no Vogue Square o Rio2Night, um ponto de encontro que permitirá uma troca ainda maior entre os participantes, num ambiente mais descontraído e festivo. Sem sombra de dúvidas, o Rio2C 2019 será imperdível”, aposta Rafael Lazarini, criador e CEO do evento. “Depois do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C, ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e Festival oferece conteúdos para diferentes públicos e seus interesses no evento, além de conectar todos num mesmo espaço para convivências criativas e de negócios”, conta Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e curadoria geral de conteúdo do Rio2C e cocriadora do RioContentMarket

A estrutura do evento está dividida em vários espaços cuja imersão e interação é voltada aos mais de mil participantes por dia.

AUDIOVISUAL
Um dos pilares do Rio2C, o audiovisual reunirá alguns dos maiores nomes do setor no Brasil e no mundo. Além de Ted Sarandos, Chief Content Officer (CCO) da Netflix, e responsável pelas produções originais da plataforma, e Charlie Brooker e Annabel Jones, da série Black Mirror – que serão entrevistados no PrimeTime da primeira noite do evento por Peter Friedlander, VP Original Series da Netflix –, também confirmaram presença Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções Originais da HBO Latin America; Nina Hahn, SVP Production & Development, da Nickelodeon International dentre tantos outros profissionais dos principais players do mercado.

Uma novidade do Rio2C 2019 é o Business Hall, espaço exclusivo profissionais do audiovisual, em uma área privilegiada da Cidade das Artes. Com acesso apenas para credenciais Industry e Industry+, a nova área oferece um amplo lounge para networking, com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria. No Business Hall também serão realizadas as Rodadas de Negócios, o Pitching do Audiovisual e completam o espaço salas privativas para patrocinadores e expositores.

INOVAÇÃO
Serão ao todo 29 painéis com 104 participantes para falar sobre as tendências e transformações disruptivas nas áreas de transporte, alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças, bem-estar e entretenimento. Como surgem os hubs de tecnologia, como nascem e são impulsionadas as startups, qual o papel do estado nesse desenvolvimento? No futuro, quais tecnologias serão parte de nosso dia-a-dia de tal forma que não seremos capazes de imaginar a vida sem elas? Misture inteligência artificial, nanotech, biotech, blockchain, big data, internet das coisas, e mi dias imersivas numa previsão de cinco anos no futuro. Como poderemos nos preparar para às transformações que virão e como as grandes corporações poderão colaborar de forma positiva com esse futuro que esta emergindo?

MÚSICA
O guitarrista, compositor e arranjador brasileiro Heitor TP ficou conhecido internacionalmente quando integrou a banda inglesa Simply Red de 1988 a 1996. De lá para cá, o músico se tornou um respeitado compositor de trilhas sonoras em Hollywood, assinando trabalhos como Meu malvado favorito, Minions 1 e 2, Simplesmente Complicado, entre muitos outros.

MARCAS
As marcas por sua vez terão uma participação ampliada na edição de 2019 do Rio2C. Além do Summit, realizado no primeiro dia da Conferência em parceria e co-curadoria com o Meio & Mensagem, o evento passará a contar, durante toda a sua extensão, como uma nova área de conteúdo dedicada exclusivamente as temáticas e tendências relacionadas as marcas e ao mercado publicitário, a Casa das Marcas. A definição dos temas do Summit leva em conta também todo o espírito do tempo em que vivemos, uma vez que as marcas, como influenciadoras e difusoras culturais, precisam saber a hora e, principalmente, o tom adequado para entrar nas conversas que sejam pertinentes ao seu posicionamento e à expectativa da sociedade.

EXPO
Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes. Nesta primeira edição, o espaço conta com uma programação exclusiva de XR / Game Stage – com curadoria do XRBR – workshops, painéis e keynotes, que dissecam o mercado desde a concepção de um game design document até desafios de pós-produção e entretenimento imersivo. Nomes como Doede Holtkamp, head do VR Days, e Elbert Perez, Co-Founder e CTO da Doghead Simulations, marcam presença no espaço, assim como as empresas Unity, Unreal, Avell e Nvidia. Além de conteúdo, o espaço XRBR oferece quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual.

Dentre os espaços voltados para mercado, o Sebrae disponibilizará o SebraeLab, onde haverão palestras e mentoria de projetos para multiplataformas realizados pela parceria Eratransmidia e Sebrae. A presidente da Associação EraTransmidia, Jaqueline de Oliveira e o Vice-Presidente, Rodrigo Dias Arnaut integrarão o time de palestrantes que falará sobre a indústria da Economia Criativa atualmente e como a transmídia segue como parte crucial desse processo.

Fonte: Era Divulgação

Durante toda semana do evento, nosso time de cobertura trará cases, novidades e tendências desta edição para nossas redes EraTransmidia.

Sobre o Rio2C
Após causar impacto econômico de R$ 200 milhões e atingir marcas expressivas em sua edição de estreia em 2018 – foram 287 painéis, 1000 empresas participantes, 500 keynotes e palestrantes, 18 mil visitantes, 38 shows, 24 horas de games e eSports e mais de 100 experiências AR/VR –, o Rio2C – Rio Creative Conference voltará ainda mais forte este ano. Além de ampliar a atuação nos segmentos de audiovisual, inovação e música, a segunda edição do evento proporcionará novos espaços dedicados às áreas de neurociência e criatividade e de conteúdo e marcas, com a participação de alguns dos mais prestigiados nomes dos respectivos setores.

Para saber mais sobre a programação do evento, acesse a página oficial do Rio2C: http://www.rio2c.com/programacao e confira!!