Cinco startups foram selecionadas pelo programa de aceleração e internacionalização XR Canada 2018 da Dream2B e YDreams Global

O programa XR Canada 2018, criado pela international venture builder Dream2B e a canadense YDreams Global, selecionou 5 empresas brasileiras atuantes no mercado de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (VA) para participarem de intensiva preparação em Vancouver, BC para desenvolvimento de novos mercados, que acontecerá de 7 a 31 de Maio de 2018.

Para as startups brasileiras, o acesso a um mercado maior e mais intensivo em investimento de capital de risco resulta em ganhos de competitividade, as aproxima de clientes e parceiros globais, eleva o nível técnico de seus colaboradores, proporciona amadurecimento para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de impulsionar a diversificação de mercados e fontes de receitas.

Hoje Vancouver, na costa oeste canadense, é considerado o quinto maior pólo mundial de empresas de VR e AR devido aos incentivos governamentais específicos para essa indústria, grande disponibilidade de talentos qualificados e ecossistema maduro de empresas do segmento.

Segundo Regina Noppe, CEO e fundadora da Dream2B, o Canadá se tornou um destino natural para a internacionalização de startup. “Iniciar a internacionalização por um mercado mais amigável a estrangeiros e com custo de vida mais baixo, como o Canadá, representa menos risco e necessidade de capital para as empresas”, afirma Regina. “Hoje não existe lugar que reúna condições melhores para iniciar ou expandir uma empresa de VR e AR do que Vancouver”, aponta Marcos Alves, Diretor de Ventures da YDreams Global e especialista no segmento. E completa: “Quarenta anos de incentivos à indústria de áudiovisual criaram o ambiente perfeito para torná-lo o pólo mais fértil para empresas iniciantes nesse segmento.”

Tomar essa decisão representa um grande passo e terem sido selecionadas nesse programa é um grande mérito para essas startups. Conhecendo um pouco mais sobre elas:

ERUGA – Plataforma SaaS/B2B para Educação e Treinamentos Imersivos em Realidade Virtual, focada em indústria 4.0: http://www.eruga.com.br/

ITELEPORT – Plataforma SaaS/B2B para venda de imóveis (real estate). Criação de vivências virtuais, interação online e realidade virtual usando tecnologia proprietária e escalável: http://www.iteleport.com.br/

KRIATIVAR – Plataforma SaaS/B2B para educação infantil utilizando realidade aumentada e outras tecnologias: http://www.kriativar.com.br/

MEDIA GLASS – Primeira empresa brasileira a desenvolver projetos em tecnologias vestíveis: óculos de realidade aumentada para indústria 4.0: http://mediaglass.com.br/

VIRTOPIA – Empresa de simuladores imersivos em realidade virtual para educação, treinamento e segurança pública e privada: http://virtopia.com.br/

O XR Canada 2018 consiste de uma programação intensiva de quatro semanas de treinamentos, mentorias, workshops, visitas técnicas, eventos de networking e encontros com investidores em Vancouver, na Colúmbia Britânica canadense. Além disso as startups irão participar do BC Tech Summit, um dos principais eventos da América do Norte de tecnologia e startups. O objetivo é impulsionar os negócios das empresas no curto prazo e utilizar o Canadá como porta de entrada para os mercados da América do Norte e Ásia.

A iniciativa ainda conta com o apoio do Consulado do Brasil em Vancouver, do Ministério do Comércio Exterior da Província da Colúmbia Britânica, da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, XRBR | Hub Brasileiro de X-Reality, Abragames – associação brasileira de games, ABStartups – Associação Brasileira de Startups, Softex, 100 Open Startups e Perrotti e Barrueco Advogados Associados.

Dream2B
A Dream2B é uma international venture builder especializada em criar pontes entre os mercados canadense e brasileiro através da criação de programas de aceleração internacional de startups, organização de missões internacionais de investimentos e desenvolvimento de oportunidades de negócios entre empresas dos dois países. Já levou 22 startups brasileiras para aceleração no Canadá e esse é o seu 3o programa.

YDreams Global
Há 20 anos a YDreams Global é referência internacional em inovação unindo tecnologia sensorial, narrativas integradas e design transformador para permitir que os sonhos mais ousados possam acontecer. Fundada em Portugal em 2000 e atuando em X-Reality no Brasil desde 2011, em 2016 foi a primeira empresa brasileira de tecnologia a abrir capital na bolsa de valores TSX-Ventures de Toronto, Canadá. Atualmente sua sede é em Vancouver, BC, um dos maiores ecossistemas mundiais de VR/AR/MR. Já levantou cerca de US$ 5 milhões em investimentos desde que ingressou no mercado canadense.

 

Marcos Alves, é Presidente do grupo de empresas XRBR e Diretor Venture na Ydreams Global|Dream2B.