Nosso Diretor de Negócios, Rodrigo Arnaut entrevista Liana Brasil, curadora da área de Inovação do Rio2C

Cidade das Artes. Foto: Rio2c

Nesta 8º edição o RCM – Rio Content Market, muda de nome e passa a se chamar Rio2C – Rio Creative Conference, maior evento de audiovisual da América Latina, além de abordar as novidades do audiovisual, os temas música e inovação foram o diferencial do Rio2C 2018, que dentre seus curadores, contou com a participação da Diretora de Criação (Super Uber), Liana Brazil, curadora responsável pelo tema, Inovação.

Espaço Imersivo. Foto: Rodrigo Arnaut

O intuito da área de Inovação do Rio2C, foi o de trazer diferentes especialista para debater o futuro de temas relacionados ao entretenimento, educação, jornalismo, inteligência artificial, biotech, blockchain e mídias imersivas. Um de seus destaques é o cinema de Cardboard, atrelado as tecnologias VR|AR.  De acordo com Liana:

“No futuro teremos que criar conteúdos que funcionem em um aparelho só, em uma mídia só, hoje ainda não é assim, por isso criamos uma experiência para cada aparelho como: cardboards com celulares, óculos de Realidade Virtual do Playstation VR (Sony), do Rift (Facebook), do VIVE (Google), Meta 2 (Meta Vision), gearVR (Samsung), Hololens (Microsoft) entre outros.”

Espaço Imersivo. Foto: Rio2C

Durante o evento, os visitantes puderam participar do XR Arcade  (clique aqui para ver as empresas participantes), uma das principais atrações do Rio2C, que proporcionava várias experiências imersivas em VR|AR dentro de domus espalhados pela área do piso térreo da cidade das artes e em salas do primeiro andar. O conteúdo apresentado no XR Arcade teve a colaboração e participação de diferentes estúdios mundiais e em diferentes formatos como: games, documentários, ficção, animação em 3D e 2D e educação. Liana frisa ainda, a presença constante da educação em todo Rio2C tornando-se algo transversal compartilhando sempre, experiência e inteligência.

Espaço Imersivo. Foto: Rio2c

Outra novidade desta edição, foi o Pitching de Inovação para startups no mesmo formato do audiovisual, porém, divididos por temas relacionados a Blockchain, IoT, Robótica e AI; AR|VR; Mobile APPS e Plataformas Digitais. Para botar a mão na massa, a Maratona Maker Petrobrás e o Hackathon (clique aqui para ver os grupos participantes), que contou  com a participação de 20 grupos que receberam a missão de desenvolver ideias inovadoras sob a mentoria de especialistas. Os vencedores foram, Fisiogame (Maratona Maker Petrobrás) e #NossaCidade (Hackathon). Confira aqui o vídeo de encerramento da última atividade de Inovação do Rio2C 2018.

 

Curadores Rio2C: Liana Brazil (Inovação), Carla Esmeralda (Curadora Geral do evento) e Zé Ricardo (Música). Foto: Rio2C

Para edição de 2019, Liana já adianta que o objetivo é trazer novidades do mercado mundial em diferentes seguimentos alinhando vários temas de interesse social como educação e tecnologia ao audiovisual, principal tema do Rio2C.