O Laboratório de Convergência Audiovisul – Colab, é um evento que reúne criadores, produtores e demais profissionais do audiovisual em torno da criação de universos e narrativas transmídia. No dois dias, foram realizadas atividades para estimular a troca de experiências entre profissionais das áreas de games, animação, documentário, séries e história em quadrinhos. Tanto acadêmicos, quantos profissionais do mercado abordaram os seguintes temas:

STORYWORLD: O desafio e as etapas da construção de universos narrativos potentes e expansíveis. O conceito de franquia, licenciamento e oportunidades aplicados ao processo criativo das narrativas.

DESIGN DE PERSONAGENS: participantes aprendem um pouco mais sobre as dimensões como subjetividade, empatia, contradições, conflitos internos, relações sociais e jornada.

COCRIANDO COM AS AUDIÊNCIAS: Como o processo de participação de audiência pode colaborar para a criação de conteúdos, promovendo engajamento e interatividade.

DESIGN DE NARRATIVAS: histórias criadas para mais de uma plataforma, apontando caminhos para o desenvolvimento das narrativas transmídia.

O COLab é uma realização da Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Secretaria do Audiovisual – MinC, com co-realização daEraTransmidia e apoio da Unibes Cultural, AbragamesABCA – Associação Brasileira de Cinema de AnimaçãoAPRO – Associação Brasileira da Produção de Obras AudiovisuaisBRAVI e SIAESP.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. Vicente Gosciola, Rodrigo Terra e Sérgio Bicudo – Foto: Rodrigo Arnaut

 

 

Da esquerda para direita: Luis Paulo Lima (EraTransmidia), Flávio Ferrari (CIFS) e Tatiana Tosi (Netnografia)- Foto: Rodrigo Arnaut

 

Da esquerda para direita: Mayara Patrão (SMC), Lina Tavora (SAV ), Renato Nery (SPCine) e José Aronchi (SEBRAE) – Foto: Rodrigo Arnaut.

 

Da esquerda para direita: Jaqueline Oliveira (EraTransmidia), Célia Catunda (Peixonauta e  Show da Luna), Lorena Kaz (HQ – Não se morre de Amor), Paulo Luis Santos (Flux Game Studio) e  Carol Rodrigues (Netflix).