Público presente no Teatro Irdeb durante o IV Fórum Transmídia
Público presente no Teatro Irdeb durante o IV Fórum Transmídia

Participando pela segunda vez da Transmedia Week, semana dedicada a transmídia e suas inúmeras possibilidades de inovação e tecnologia, a cidade de Salvador (BA) recebeu por três dias consecutivos (26,27 e 28/10) palestras e oficinas dedicadas às diferentes vertentes do universo transmidiático voltado para a produção audiovisual.

Em uma parceria com o Sebrae Bahia e o Irdeb (Instituto de Radiodifusão da Bahia), local que recebeu toda a programação do evento foram realizados nove painéis que mesclaram palestras a oficinas práticas ministradas e coordenadas por dez membros da Associação Era Transmidia. Estavam presentes produtores audiovisuais locais, estudantes, pesquisadores e jornalistas interessados no tema proposto pelo Fórum.

A abertura dos trabalhos se deu no dia 26/10, às 9h, Mônica Szwarc e Renata Lea levaram o universo de Sherlock Holmes com a explanação do Projeto Sherlock Holmes & a Internet das Coisas – contando histórias através de novas tecnologias. Complementando o tema, os presentes foram convidados a participar do Desenvolvimento de Jogo do Projeto Sherlock Holmes & a Internet das Coisas da Columbia University (USA).

De acordo com participantes a experiência foi crucial para entender a narrativa transmidiática desse projeto.

iot
Mônica Szwarc fala sobre o projeto

 

iot-2
Os participantes tentam desvendar o crime durante o jogo.

Em seguida, dando continuidade ao primeiro dia do Fórum em Salvador, os produtores presentes e demais interessados no tema puderam assistir a partir das 14h à exposição do conceito de Transmídia e Bíblia Transmídia apresentados por Jaqueline Oliveira e Dimas Dion que para finalizar contou com uma oficina de construção da bíblia.

Jaqueline de Oliveira e Dimas Dion apresentam o conceito de Transm[idia
Jaqueline de Oliveira e Dimas Dion apresentam o conceito de Transmídia
Oficina da Bíblia Transmídia
Oficina da Bíblia Transmídia

No segundo dia (27), Daniel Alves explorou o universo das histórias por meio da Oficina Storytelling – Planejando Histórias. Ao final do curso, os participantes criaram e planejaram suas histórias a partir de um exercício elaborado por Daniel que culminou em diversas apresentações.

storytelling2
Daniel Alves explica o conceito de Storytelling

 

Daniel Alves
Oficina prática de Storytelling

No período da tarde, Experiências Imersivas, da fogueira à realidade virtual apresentou novas formas de se contar ou reproduzir histórias por meio da tecnologia de realidade virtual. Fábio Hofnik explanou a linha do tempo dos óculos de realidade virtual (VR) e sua crescente utilização em narrativas cada vez mais imersivas e transmidiáticas. Para entender mais sobre o conceito de imersão, Renata Lea finalizou expondo cases de sucesso internacional do audiovisual, bem como novas tecnologias usadas para contar histórias.

imersao
Fábio Hofnik

 

Renata Lea
Renata Lea

Encerrando o segundo dia de Fórum Transmídia, Rodrigo Hurtado apresentou o conceito de história programada e fraguimentada por meio da palestra denominada “Da Programática ao Fractal Story Engineering – Tool-kit para uma nova era transmídia”. Hurtado também apresentou cases de sua autoria e co-produções internacionais.

Rodrigo Hurtado
Rodrigo Hurtado

Seguindo a programação intensa da semana transmídia, o último dia de fórum (28) teve temas direcionados às práticas de mercado. No período da manhã, Rodrigo Terra e Rodrigo Hurtado apresentaram um workshop sobre Novas fronteiras para novos negócios: pensando novos modelos de negócios, que visa, sobretudo, formas rentáveis de produções pensadas para transmídia.

Rodrigo Terra
Rodrigo Terra

 

Rodrigo Terra e Rodrigo Hurtado conduzindo a oficina
Rodrigo Terra e Rodrigo Hurtado conduzindo a oficina

O segundo painel deste dia contou com Ana Arruda e Geraldo com a temática, Transmídia e Cinema – do roteiro à distribuição: caminhos para trajetória de um filme em narrativas transmídia, que abordou novas formas de distribuição de conteúdo audiovisual e novas possibilidades de transmidiar esse processo de distribuição para produtoras independentes e de porte menor.

ana-e-geraldo
Ana Arruda Neiva e Geraldo Moraes

Finalizando o dia, Rodrigo Arnaut, explanou as diversas possibilidades tecnológicas e modelos de viabilização de produção transmídia, por meio da palestra “BIGDATA, Sensoriamento, IOT, Startups, Drones, Móbile, Realidade Virtual e Transmídia

Rodrigo Arnaut
Rodrigo Arnaut