Na última semana, Belo Horizonte recebeu a #EraTransmídia e fez a turma se sentir em casa.  Quem acompanha nossas atividades sabe que faz alguns tempo que a Abpitv nos convidou  para realizar algumas palestras e integrar um time formado por nomes de destaque na indústria de entretenimento brasileira no MAX (Minas Gerais Audiovisual Expo)

Leticia Ange Pozza - Big Data & Geração de Insights
Leticia Ange Pozza – Big Data & Geração de Insights

Entre 01 e 05 de junho, o momento foi de revezamento entre dar e assistir várias palestras – às vezes ouvindo, às vezes falando. Foram quatro salas que abrigaram quase 50 palestras sobre temas que iam do desenvolvimento de conteúdo ao direito. Nossa estréia já aconteceu no primeiro dia, com a Leticia Ange Pozza, do time gaúcho da #Era, colocando os dados em cena e dando pistas aos participantes do evento e  da riqueza de temas que viriam pela frente. Na palestra Big Data & Geração de Insights, Letícia contou um pouco sobre como empresas mundo afora usam o big data tanto nos insights do dia a dia como na hora de tomar decisões estratégicas. Ela também contou sobre o o Mission Control, primeiro laboratório de dados sociais do Brasil, além de dar uma visão aplicada da metodologia de ciência de dados da consultoria Cappra Data Science.

Em sua fala, a Letícia mostrou que os dados podem ser aliados da criatividade, afastando a velha ideia de que os coloca em um patamar totalmente racional e desconectado dos processos de criação. “Eles podem, não só, nos ajudar a tomar decisões com base em questões concretas, e não em percepções, como nos ajudar a enxergar outras possibilidades que nem imaginávamos. E isso é uma poderosa fonte de insights e inspiração, para criarmos e gerarmos ainda mais valor para as pessoas.”, resume.

Dimas Dion e Ana Arruda - Novos Modelos de Negócio para o Audiovisual
Dimas Dion e Ana Arruda – Novos Modelos de Negócio para o Audiovisual

No segundo dia, foram quatro palestras encabeçadas pela #EraTransmidia. Começando por Novos Modelos de Negócio para o Audiovisual, em que Dimas Dion  introduziu os conceitos de transmídia e apresentou o MAMP. Ele convidou Ana Arruda, da #Era de Brasília, para contar à platéia como funciona o  modelo de negócio do Festival Curta Brasília, que já terá sua 5a edição em 2016.

Fabio Hofnik - Breve História da Imersão Transmídia em Conteúdo Audiovisual
Fabio Hofnik – Breve História da Imersão Transmídia em Conteúdo Audiovisual

Logo em seguida, foi Fabio Hofnik, que representou a #Era com Breve História da Imersão Transmídia em Conteúdo Audiovisual. Fizemos uma viagem no tempo que passou pelo teatro de arena, pelos estereoscópios e pelo hábito americano de encenar guerras importantes em eventos que duram dias. O cinerama também entrou no roteiro, assim como o RPG e os vídeos games. O ponto comum entre todos essas experiências de entretenimento? Trazer o publico para a história, assim como as novidades que temos experimentado mais recentemente, como ARG, eventos imersivos, vídeos 360° e VR.

No fim do segundo dia do MAX, a #Era comandou duas salas ao mesmo tempo, uma com Rodrigo Terra – 10 Aprendizados Sobre Realidade Virtual: Onde Estamos? -, outra com Rodolfo Oliveira e Renata Lea – Como Criar Conteúdo em Novas Ferramentas?

Rodrigo Terra - 10 Aprendizados Sobre Realidade Virtual: Onde Estamos?
Rodrigo Terra – 10 Aprendizados Sobre Realidade Virtual: Onde Estamos?

Terra destacou 10 pontos-chave que apontam os caminhos da evolução da Realidade Virtual como novo meio de comunicação. Essa tecnologia, que vive um momento de crescimento exponencial apresenta tantas possibilidades quanto desafios, e a palestra procurou esclarecer uma série de aspectos, como os erros mais comuns, os pontos sobre os quais ainda precisamos refletir e como podemos colocar ideias em prática.

Rodolfo Oliveira e Renata Lea - Como Criar Conteúdo em Novas Ferramentas?
Rodolfo Oliveira e Renata Lea – Como Criar Conteúdo em Novas Ferramentas?

Já Rodolfo e Renata trataram dos desafios que storytellers encontram diante das possibilidades de experiências imersivas que vêm surgindo diante de novas tecnologias, como VR, wearables, 2nd screen e IoT. Em um bate-papo, a dupla esclareceu alguns pontos pontos a respeito dessas novidades para mostrar ao público onde estão as questões mais desafiadoras, destacando a maneira como essas tecnologias podem interferir em nosso modo de estrutura e criar histórias.