Petula Clark canta uma música onde diz que as luzes brilham mais no centro da cidade. Ótimo! afinal, agora, temos uma casa pertinho do ponto zero de São Paulo. A Biblioteca Mario de Andrade nos recebeu com uma deliciosa acolhida, e nós fomos para essa reunião um baita ânimo! A pauta, com 10 itens, já levava a crer que seria uma noite fervilhante. Profecia cumprida!

Antes, de entrar nos assuntos práticos, uma nota sobre a noite na BMA e no centro de São Paulo. Quando o pessoal começou a chegar, boa parte dos comentários giravam em torno do mesmo tema: como o lugar estava cheio. Recentemente, a biblioteca começou a operar 24 horas por dia, e, pelo que vimos, a iniciativa foi muito bem-vinda por quem frequenta a região. Além de mesas repletas de pessoas dentro do prédio, havia grupos conversando do lado de fora, e uma escola de dança fazia sua divulgação, ocupando a caçalda com vários alunos dançando. 

Bom, vamos adiante, porque falamos muito mais do que pode ser resumido em um post, então esse será um post de pinceladas, quem quiser saber mais é só perguntar.

O Rodrigo Terra contou para a gente sobre o LEIA (Laboratório de Inovação e Experimentação Audiovisual), uma iniciatida da SPCine que pretendente promover o encontro e articulação entre uma galera jovem, criativa e empreendedora. Olhando para o futuro e contando com uma infraestrutura de primeira, o LEIA vai realizar atividades de formção, além de desafios criativos e ações de apoio a novas ideias. A inauguração desse super espaço será no sábado, e a galera da Associação #EraTransmidia marcará presença.

Outro evento que se aproxima é o Festival Path, que já ocorre há três anos na região de Pinheiros, ocupando várias ruas do bairro e crescendo a cada edição. São shows, palestras, exposições e várias outras atrações acontecendo ao mesmo tempo em um perímetro que pode ser percorridp a pé. Nossa turma ficou responsável por levar a realidade virtual ao evento. O Espaço EraVR será no Instituto Tomie Ohtake e fará parte das atividades gratuitas do festival, que acontece entre 14 e 15 de maio. Na reunião de ontem, formamos um time de 12 voluntários que vão cuidar dessa atividade – ainda há espaço para quem quiser participar. Estamos conversando com a organização sobre a possibilidade de credenciais de imprensa ou convites VIP para que possamos cobrir o Path e levar as novidades ao pessoal que não está em Sampa.

Falando em cobertura de evento, começamos a formar o time que vai cobrir o Vivid Sidney e o Sidney Film Festival, na Austrália. Entre 27/05 e 18/06, o Eduardo Ricci participará dos dois eventos e, segindo o modelo que testamos no último SXSW, manterá a base abastecida de informações para gerar pautas que serão publicadas em diversos veículos. Quem tiver interesse em participar desse time, seja na produção de conteúdo ou no contato com veículos, é só entrar em contato.

Para não fugir ao tema, vou contar logo sobre o que falamos no fim da reunião. O André Filippe falou sobre a plataforma que estamos começando a usar para desenvolver uma agenda bem rica. É um esquema de preenchimento simples, através de uma planilha no GDrive. A ideia é registrar todas as datas importantes para nosso setor, mantendo um calendário confiável de eventos e datas comemorativas. O time de voluntários começou a ser montado na reunião mas, é claro, quem quiser contribuir será bem-vindo. Vale a pena passar no site para saber o que está rolando nos próximos dias.

Agora, um bônus para quem chegou até aqui (juro que não foi proposital deixar para o fim). O SEBRAE-Bahia tem procurado a Associação #EraTransmidia para firmar uma parceria no programa Sebraetec, mas questões burocráticas estão dificultando o processo. Para não deixar a oportunidade passar, os membros do #Era podem mandar suas propostas para o Sebrae-BA independente da Associação. A ideia do Sebraetec é aproximar os dois atores essenciais para a implementação da inovação: os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos. São sete temas: design, inovação, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, sustentabilidade e tecnologia de informação e comunicação. O e-mail de contato é edital.ict@ba.sebrae.com.br. Para saber mais e checar o edital, visitem o link http://bit.ly/26uObE9

Bom pessoal, essa foi a parte de nossa noite que pude compartilhar. Infelizmente, não dá para dividir com vocês o jantar que o Tiago e a chef Pamela, do Tô na Massa, levaram para a gente… Os dois capricharam em massas de primeira, que nós aproveitamos a preço de custo. Fica a recomendação para quem quiser experimentar, eles ficam na Rua Montserrat, 830, no Tatuapé.