Por Rodrigo Arnaut (Presidente Associação EraTransmidia)

Nossa associação está em peso em Austin para participar do evento SXSW. Com a função, também de veículo de mídia, acreditamos ser a maior delegação no evento de imprensa exclusiva sobre o tópico TRANSMÍDIA. Nosso trabalho é de evangelizar algo novo, e nisso a absorção do conceito vai em conta gotas. Até um dia se tornar um termo mais popular, com debates como este do Obama descrito mais a frente, que provoca reflexões sobre este mundo cada vez mais conectado, e transformando o comportamento das pessoas para sempre!

Para alcançar um público maior, e mostrar a simplicidade do entendimento do termo transmídia, iremos analisar as palestras, festivais e as exposições sempre com nossa visão transmidiática, e transcenderemos nossas mídias da EraTransmidia, ou seja, além de nossos canais no Facebook, fanpage e grupo, Twitter,  inglês e português, Youtube, Instagram, Snapchat, Site e blog, fechamos diversas parcerias de mídia com o máximo de veículos através de toda a nossa rede de membros, que estará complentando nos próximos dias 5.000 profissionais e pesquisadores das mais diversas áreas das indústrias criativas! Cuidamos da EraTransmídia como se fosse uma árvore, vamos semeando constantemente, em buscas dos objetivos do grupo. (frase em homenagem ao meu querido amigo Clayton Nagai)

Rodrigo Dias Arnaut
Rodrigo Dias Arnaut, Presidente da EraTransmidia

Quero aqui fazer um agradecimento muito especial aos amigos tão receptivos da cidade de Austin, ao Meio&Mensagem, Propmark, UOL, IDGNOW, Correio Brasiliense, UpdateOrDie, IstoÉ, Valor Econômico, Transamerica Radio Brasília, Digitalks, SET, Startupi, Esconderijo das Crianças, Fazenda Urbana, Êxtase, Sétima Cinema, Lemonade, Gigamobb, Stayfilm, Beer Of Coffee, APEX, Decolar, AirBnb, Delta e até o Lyft (quem diria!?!) que de alguma forma estão colaborando e nos apoiando na missão #ETMSXSW! Que é nossa hashtag, por onde você busca tudo sobre nossa cobertura em todas as mídias!

Somos em 6 membros* responsáveis pela cobertura transmidiática em Austin e mais 12 membros da Associação EraTransmídia no Brasil, assim criamos interconexões entre as equipes ganhando maior sinergia e naturalidade aos nossos conteúdos, ao invés de jornalistas, seremos “leitores” criando  para “criadores”, e cobriremos os temas de cinema, música e interatividade. Serão mais de 3000 palestrantes distribuidos em quase 2000 palestras, e com um público estimado de 270.000 visitantes, que circularão nas mais de 10 feiras/exposições espalhadas pela cidade. Tudo começa em menos de 24 horas.

As vezes fico me perguntando, como presidente da Associação EraTransmídia, por que a maioria dos nossos políticos possuem uma imagem tão retrógrada, sendo o Brasil o país com maior número de interações sociais do planeta? Nunca com tantos holofotes a roubalheira em nossa amada pátria foi colocada com tanta evidência, e isso devemos sim ao mundo conectado. Infelizmente a classe política no geral, salve uma ou outra excessão, não oferece oportunidade real de participação e opinião na gestão pública, nem em conversar conosco, em ouvir a “audiência” brasileira (mais de 200 milhões de pessoas), sejam eleitores ou não. Se os políticos adotassem em massa os conceitos sobre transmídia para engajar o povo em suas causas, dar uma vida mais dignas a população, sejam empregados ou empregadores, sejam empreendedores individuais, que são responsáveis pela construção do nosso futuro, e que buscam melhorar nossas vida, temos certeza que seríamos um nação de grande orgulho para todos nós!

Obs: A EraTransmídia é uma Associação sem cunho político ou partidário!

Aqui, estamos fazendo nossa parte, estamos à 5 anos divulgando amplamente tudo sobre transmídia, os aprendizados, os erros e acertos de cases, as melhores práticas, as mais diversas referências bibliográficas, publicações e criando um ambiente amplo, aberto e gratuito de debates sobre transmídia em nossos encontros semanais da EraTransmidia, mas também em todos os meios digitais! 

E novamente temos um belo exemplo com a inédita participação de um Presidente dos Estados Unidos, no SXSW, que em 30 anos de evento nunca teve um keynote presidente sentando em um painel para um debate aberto, tanto pela participação das pessoas presencialmente, e eu ESTAREI LÁ, como pela internet com transmissão ao vivo e direito a envio de perguntas online, conforme links que apresento mais abaixo.

Minha pergunta ao Presidente Barack Obama, está em inglês e já foi enviada pelo link abaixo, e também para a Casa Branca, pelo site de imprensa, e caso eu tenha a oportunidade de encontrá-lo, será pelo menos 1: “We would like to make 1 question to Mr. President about the future of one global connected world in transmedia age: How social engagement in countries like Brazil, Chile and others in latin America, that are so high, in number of social media content, can help the world to bring a more consciousness against corruption and more take care with social good initiatives, with more support from big companies?”

Se ele responder, eu traduzo para o português prometo, pois agora não dá para perder esse tempo, e o google translator está aí né pessoal transmidiático!??

Assista aqui o que disse o Presidente Barack Obama, em seu programa semanal (Weekly Address) no site da Casa Branca e vídeo no youtube: https://www.whitehouse.gov/webform/media-rsvp-president-obama-award-national-medals-science-technology-and-innovation

 https://www.whitehouse.gov/webform/media-rsvp-president-obama-award-national-medals-science-technology-and-innovation
Programa Weekly Address, que ocorre semanalmente na Casa Branca.

Impressionante como ele demonstra um nível de carinho tão grande com seu povo, respeito e a seriada que ele trata a comunicação digital, utilizando-se de recursos e ferramentas transmidiáticas, algo não novo para ele, pois desde 2008 já estudamos os cases do Obama em transmídia, ainda quando ele era candidato (participe do mural de discussão aberto, da Era em facebook.com/groups/transmidia, e estude outros exemplos de cases transmidiáticos, na publicidade, no cinema, na música, na política, etc), e segundo o site da Casa Branca, ele explica em como poder usar a tecnologia para enfrentar os desafios mais difíceis da sociedade americana. O Presidente também observou que já foram feitos progressos significativos ao longo dos últimos anos no uso de idéias criativas e tecnologia para melhorar a vida dos americanos, recrutando algumas das mentes mais inovadoras para re-imaginar sistemas hoje desatualizados e melhorar a prestação de serviços para todos.

Lá no SXSW ele pretende perguntar a todos, o que precisamos fazer para construir e atualizar o governo aos padrões do século 21.

O Presidente fará uma conversa sobre a participação de todos no século 21, para um público de criativos, pioneiros e empreendedores, que estão definindo o futuro de nossas vidas conectadas. Ou seja para uma seleta audiência, que inclui nossos membros da EraTransmidia. O Presidente vai convidar o público para aplicar as suas ideias e talentos para fazer a tecnologia trabalhar para nós – especialmente quando se trata de enfrentar grandes desafios, como o aumento da participação no processo político e de combate às alterações climáticas, extraídos do release oficial do anuncio no site SXSW. A sessão será as 14h30min no Dell Hall, no De Long Center (17h30min horário de Brasília).

Impressionante o número de pessoas que se transformam aqui em Austin neste evento, inclusive aqueles que voltam de Austin e pedem demissão dos seus empregos para buscar novos rumos pelo empreendedorismo, querendo transformar sua própria sociedade!

Nossa…. que exemplo em política, sobre o uso da transmídia, que será essa ação do Obama por aqui, hein?? Acredito que ele está redefinido novamente um novo jeito de governar! E nós iremos levar essa mensagem para todos os cantos do mundo, começando pela nossa rede transmidiática, já presente nos 5 continentes, em todos os grupos de estudos que participamos, quer conhecer, busque por “Transmidias” no site meetup.com, e conecte-se com mais de 100 grupos com objetivos de estudos similares a EraTransmidia, porém espalhados pelo mundo que se conectaram pela mídia social Meet.com.

Você já pode fazer perguntas, e amanhã serão enviadas ao Presidente Obama. Entre no site do “The Texas Tribune”, uma organização de mídia sem fins lucrativos (ONG), fundanda em 2009, com o intuito de ser um canal sobre jornalismo multiplataforma totalmente digital, e digite sua pergunta ao final da página em: http://www.texastribune.org/2016/03/08/t-squared-what-would-you-ask-barack-obama

O debate será transmitido ao vivo pelo “The Texas Tribune”, fique de olho no site deles, ou na nossa fanpage: www.facebook.com/EraTransmidia que postaremos o link da transmissão, e faremos um debate com nossa comunidade transmidiática pelas diversas redes da EraTransmidia.

Quem estiver em Austin poderá participar do debate no local, caso possuir a credencial Platinium, Gold ou Interactive (Eu, o Dimas Dion, diretor de comunicação da EraTransmídia, a Vanessa Mathias membro da EraTransmidia, temos a Interactive), para isso basta entrar no sorteio em: http://www.sxsw.com/president-obama-keynote-ticket-drawing

Se quiser colaborar e co-criar conosco, fica aqui o meu convite, envie sua sugestão para o endereço de email equipe.sxsw@eratransmidia.com, que algum dos 20 membros envolvidos nessa missão certamente irão lhe responder ASAP.

Meus amigos e amigas, obrigado a todos vocês,
Rodrigo Dias Arnaut
Fundador e Presidente da Associação EraTransmídia

 

Quer saber mais sobre transmídia, seguem 3 dicas de leitura:

http://www.eratransmidia.com/?p=521
Clica e faça download do artigo “Era Transmidia”

Nosso artigo GRATUITO “Era Transmídia“, é a pedra base fundamental da Associação EraTransmídia criado em 2011, com 10 autores e mais de 30 pesquisadores, já referência no mundo todo, principalmente no meio acadêmico: http://www.eratransmidia.com/?p=521

 

http://www.amazon.com/Caminhos-Transm%C3%ADdia-comunica%C3%A7%C3%A3o-engajamento-Portuguese-ebook/dp/B00UFXC17C
e-book “Caminhos Transmídia”

Nosso e-book “Caminhos Transmídia” criado em 2014, por mais de 15 autores e dezenas de colaboradores, lançado no III Fórum Transmídia, e disponível na Amazon em: http://www.amazon.com/Caminhos-Transm%C3%ADdia-comunica%C3%A7%C3%A3o-engajamento-Portuguese-ebook/dp/B00UFXC17C

http://objetivaaudiovisual.com.br/guia-audiovisual/adiciona/9
Livro “Transmidia”

O primeiro livro publicado com conteúdos exclusivos EraTransmídia, chamado “Transmídia“, apresentando metodologias ágeis para desenvolvimento de projetos transmidiáticos, que foi produzido exclusivamente para empresários e empreendores do setor audiovisual, no programa de capacitação “Objetiva Audiovisual” do SEBRAE e APRO, com apoio do SIAESP e ABPITV. Do autor Rodrigo Arnaut, e que teve a colaboração de Rodrigo Terra, Solange Eiko, Dimas Dion e Dudu Fraga. http://objetivaaudiovisual.com.br/guia-audiovisual/comprar

NOSSAS REDES:

Facebook Página: https://www.facebook.com/EraTransmidia/?fref=ts
Facebook Grupo discussão: https://www.facebook.com/groups/transmidia/
Slideshare: http://pt.slideshare.net/eratransmidia
Twitter (comunidade Ibero Americana): www.twitter.com/EraTransmidia
Twitter (comunidade internacional): www.twitter.com/EraTransmedia
Instagram: www.instagram.com/EraTransmidia
Youtube: www.youtube.com/EraTransmidia
Snapchat: www.snapchat.com/EraTransmidia
Meetup: www.meetup.com/EraTransmedia
Site e Blog: www.eratransmidia.com

Contato para entrevistas:
Rodrigo Arnaut  +55 11 99698-8553 (Presidente da Associação)
rodrigo.arnaut@eratransmidia.com

Assessoria de Imprensa
Aléxis Góis +55 11 98418-7393
press@eratransmidia.com

Tradução: Sandra Monica Szwarc

 

Perfis dos 6 participantes da Era Transmidia no SxSW, todos credenciados como imprensa para trazer as maiores tendências no mercado de comunicação e tecnologias, para nossos membros e leitores (Também temos uma equipe de mais de 12 membros no Brasil, com os nomes citados abaixo)

Para falar com todos eles envie email com suas sugestões de temas para cobrirmos em: equipe.sxsw@eratransmidia.com

Rodrigo Terra

Diretor de TV e Novas Mídias, criador de conteúdo e formatos multiplataforma. Trabalha na área de entretenimento, educação e informação. Gamer desde sempre, começou a gostar de Walking Dead só depois do Netflix e acha que podemos mudar o mundo se nos misturarmos mais.

Vanessa Mathias

Ex-diretora da Ipsos de Mídia e Tech, também é editora do BLOG Chicken or Pasta e professora de marketing digital na Fundação Instituto de Administração (FIA).

Rodrigo Arnaut

Professor e pesquisador de criatividade e tecnologia. Fundador e Presidente da Associação EraTransmidia. Professor na FAAP. Trabalhou em grande companhias do mercado de midia, com maisde 50 projetos desenvolvidos, 15 prêmios na área, incluindo o Special Awards Transmedia project ”Flutuador” (IBC em Amsterdam). Especialista em treinamento e consultoria Transmidia pelo Esconderijo das Crianças.

Dimas Dion

Realizador das três edições do Fórum Transmidia. Já realizou briefings de diversos projetos em Transmidia para marcas e agências de comunicação. Atuou em empresas de Telecom em várias frentes de projetos, líder do Grupo de Estudos em Novas Mídias da SET (GRUNOMI), sócio fundador na empresa Esconderijo das Crianças e Diretor de Comunicação da Associação #EraTransmidia. Especialista em Branding, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Qualidade. Pesquisador em TV Social, segunda tela e ações Transmidia.

Érica Campos

Empreendedora com experiência na área fiscal e audiovisual para produção de projetos Transmidia, com 2 propostas em brainstorming e construção de roteiros (websérie). Também iniciando uma startup para oferecer entretenimento e experiências de lazer inusitados, como os passeios e experiências em Las Vegas.

Ana Arruda Neiva

Ana Arruda Neiva: produtora, curadora e programadora, com experiência em mais de 50 Mostras e Festivais de cinema. Idealizadora do Curta Brasília, Festival Internacional de Curta-metragem, é sócia-diretora da Sétima Produções Culturais, sediada na capital federal, especializada em eventos que unem cinema, música e outras artes.

 

Equipe Base (Brasil): Luiz Paulo Lima, Sheyna Adamo, Rodrigo de Oliveira, Henrique Prado, Rodrigo Hurtado, Renata Lea, Solange Eiko, Mari Dias, Rosalves Sudário, Alexis Cerqueira Góis, Rodolfo Oliveira e Sergio Bicudo

 

Conexões entre Austin e Base: