O ano da Associação EraTransmídia se mistura com tudo o que foi relevante no setor no Brasil e no mundo.

Nossa, que ano de 2015 foi este! Nosso primeiro ano de Associação EraTransmidia foi um período de crescimento exponencial e muitas conquistas. Marcado como um ano difícil para o Brasil em aspectos econômico-sociais e no mundo pela falta de tolerância e respeito ao outro, a EraTransmidia não tem do que reclamar, só agradecer.

 

Começamos o ano como Associação já marcada pelas participações como júri e palestrante internacional no Programa Interactuar no Ventana Sur em Buenos Aires e já marcando presença no Business Summit da CCXP Primeira Edição em São Paulo, tudo no finalzinho de 2014.

 

Entramos em 2015 com tudo, participando da Campus Party #CPBR8 com palestras no conteúdo by Comunidades, no Palco Mercúrio apresentando MAMP para plateia e no Palco Saturno com Marvel e seus desdobramentos transmidáticos. Fomos ao Rio de Janeiro nos juntar com nossos parceiros da ABPITV no II Workshop de Produção Independente de TV e logo na sequência estivemos presentes novamente no Rio Content Market, porém dessa vez realizamos consultorias pelo programa Objetiva Audiovisual, no stand do SEBRAE Nacional junto com a APRO (Associação Brasileira de Obras Audiovisuais)

 

Mas foi em março que tivemos a grande festa de início das atividades, o famoso “START EraTransmidia”, com patrocínio da SET. Uma viagem do tempo que iniciada com personagens medievais e música celta até os dias de hoje em que cosplayers, realidade virtual e redes sociais lançaram para o futuro de 2020. Muitos convidados e parceiros em um ambiente de networking com diversos setores da Economia Criativa estavam lá para prestigiar este momento histórico. Foi pela mesma SET que o Grupo de Novas Mídias (GRUNOMI) e a Diretoria de TV por Assinatura e novas Mídias se juntaram à EraTransmidia e levaram representantes para NABSHOW em Las Vegas estudar as empresas de novas mídias por lá. VR estava vindo com tudo para o Broadcast, além de segunda tela mais aprimorada, drones, IoT, wearables, mundo de podcasts, novas soluções de sincronismo, muita novidade tecnológicas para o novo conteúdo audiovisual.

 

Demos um pulo na ExpoDisney e participamos do Seminário Brasil VOD, só para discutir presente e futuro de conteúdo e plataformas on-demand, na FAAP em São Paulo. Apoiamos o Cross Video Days, evento crossmídia em Paris, França.

 

Em agosto, veio nosso patrocínio ao Mediamorfosis BR, evento argentino-brasileiro bacaníssimo sobre evolução das mídias, ajudamos na curadoria por lá de cases e temas brasileiros em inovação e transmídia, à SET EXPO com keynotes sobre drones, Internet das Coisas, consórcio W3C e sua atividade de normatizar a WEB pelo mundo e participação em massa dos membros da EraTransmídia por lá. Tivemos também no SENAC-SP unidade Scipião o evento “Os números de LOST” em decorrência de uma data secreta do seriado de J.J Abrams. A EraTransmidia também apoiou o evento de comemoração do ano do futuro, 2015 do filme “De Volta para o Futuro”, organizado pelo Cine Imersão, Baile Encanto Submarino. Também acompanhamos as discussões na edição 2015 do OBITEL, sobre as narrativas transmídiatica das telenovelas latinas, promovido pela Globo Universidade.

 

Setembro foi a vez de participar mais uma vez da Social Media Week (não faltamos em nenhuma!) com a palestra “Micromomentos” e palestra para “maiores” no Social Media Week Happy Hour. No finalzinho do mês fomos convidados para apresentar uma série de 5 palestras sobre transmídia no SEBRAE EXCHANGE em Belo Horizonte integrando os membros da EraTransmidia em São Paulo, Rio de Janeiro e com um happy hour animado com o grupo de BH. Também palestramos em escolas e universidades como a ETEC Jornalista Roberto Marinho e a USJT no 15° SIMTECCE (Universidade São Judas Tadeu)

 

A gente estava se preparando para poder aterrissar em terras estrangeiras novamente em outubro, mês do MIPCOM em Cannes e do Power to the Pixel, que apoiamos desde o início do ano pois teve sua temática especial América Latina e entrou no nosso calendário de eventos oficiais. Mas a coroação deste outubro foi a Transmedia Week, evento internacional cujo braço brasileiro foi organizado pela EraTransmidia (foram 25 eventos em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Brasília, para citar algumas cidades). Foi incluída no calendário oficial da Spcine abrindo o Novembro Audiovisual, série de eventos da área que teve sua primeira organização nesse formato.

 

Veio o TELAS Forum no WTC e na OCA (Ibirapuera) e com ele o Consulado Geral da França do Rio de Janeiro e a Spcine confiaram à Era a missão de apresentar para Pierre Cattan, produtor transmídia francês da produtora Smallbang e integrante da PXN, para o mercado nacional que já está realizando projetos transmídia por aqui. Sucesso absoluto! Participamos ativamente da curadoria de palestras e bate-papos dos eventos que tiveram seu lugar na Oca, no Parque do Ibirapuera. Participamos pelo 3º ano consecutivo do CIHAT (foi o 28º!) da área de turismo e gastronomia, e desta vez mentoramos uma atividade junto com a Worldpackers, a Diretoria de Inovação da Abresi e Daniel Eger. Este último que foi nosso host também no Rethink Business 2015, com volutários EraTransmidia trabalhando na organização e com uma mesa sobre inovação e futuro na comunicação. Estivemos presentes como convidado no lançamento da iniciativa Globo Lab, primeiro concurso de roteiro de web série e novas mídias para criativos externos da TV Globo.

 

Fechamos o mês com a série de keynotes transmídiatica conduzida pelos membros do Rio de Janeiro no SET Sudeste, palestra na Virada Tecnológica na PUC-SP e chegamos em Dezembro apoiando a CCXP com desconto aos associados e membros da Era e encerramos o ano de eventos com chave de ouro nos nossos novos amigos do Aki Hostel em Sâo Paulo. Mas você acha que foram “só” eventos que a Era conquistou este ano? Realizamos curso de mídias sociais na Ainet, além de apoio à propostas de curso de metodologia EraTransmidia MAMP também na Ainet e de Storytelling na FAPCOM.

 

Fechamos parcerias oficiais com SENAC de São Paulo para apoio a espaços para nossos encontros, cursos e descontos para associados. Fechamos com a SET uma parceria sólida para novas atividades de fomento às novas mídias no setor broadcast, fomos convidados a participar oficialmente do conselho consultivo da Spcine como Associação que fomenta e representa a inovação no setor audiovisual para expor e discutir soluções, oficializamos como Media Partner da Digitalks, nossa apoiadora de longa data que entra agora em grande estilo da rede EraTransmidia e sedimentamos o caminho para o Open Media Lab, iniciativa EraTransmidia que conta com profissionais e empresas em prol de pesquisar e desenvolver projetos de impacto em comunidades usando a multidisciplinaridade e múltiplas experiências na área de tecnologia, audiovisual, entretenimento, publicidade, design e negócios. Nosso conteúdo MAMP (Multi Audiência Multiplataforma) foi consagrado no programa Objetiva Audiovisual em que tivemos diversos pesquisadores e diretores da EraTransmidia participando do módulo.em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. Por falar nestas três últimas cidades, foram plantadas sementes de grupos EraTransmidia locais em cada uma delas. Obrigado Adriana Galli Velho, Ana Arruda e Marcelo Barreto! Salvador também iniciou agenda com Milene Moura e Renata Lea!

 

Nossa, quanta coisa! Eu disse que 2015 foi um ano especial e de crescimento forte. 2016 já tá chegando e temos muito mais novidades já para janeiro.