Dez dias depois, longe da agitação do momento, já dá para fazer uma avaliação legal do START EraTransmídia, que aconteceu em Sampa na última sexta-feira, 13, para marcar o lançamento da Associação EraTransmidia e teve como palco o MIS.

start-era-transmidia-2

Entre corre-corre e boas surpresas de última hora, tudo correu bem e sem maiores imprevistos, apesar da chuva que caía em São Paulo e de uma manifestação que acontecia na Av. Paulista. Nossos convidados chegaram aos poucos e os grupos foram se formando – novos contatos sendo feitos, gente que não se via há tempos se reencontrando. O buffet, que fechamos graças ao patrocínio da SET, foi o primeiro destaque da noite, seguido por um grupo de cosplayers e pela dupla formada por Gustavo Lobão e Sandro Bueno Souza que, com tambor e gaita de fole, vestiu a noite de música medieval. Para quebrar a monotonia do branco das paredes, projetamos nelas alguns vídeos e reservamos um espaço para surpreender o pessoal com um pouco de realidade virtual. Tudo isso foi no foyer, onde ficamos por algum tempo antes da grande atração da noite!

start-era-transmidia-5

Lá estavam muitas pessoas queridas, gente que está ao nosso lado faz tempo, empresas com que já temos parceria, outras com que vivemos um começo de relação. Nossa eterna troca com a SET (Sociedade de Engenharia de Televisão) foi marcada, como sempre. Também estavam lá representantes do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento, Agências, Empresas de Tecnologia, Instituições de Ensino, Produtoras Audiovisuais e de Novas Mídias. Flávio Fernandez que participou das primeiras fases do #EraTransmidia, foi nosso mestre de cerimônias e deu início ao grande momento da noite, a abertura da cápsula do tempo por Rodrigo Arnaut.

Usamos uma mala antiga, que foi da avó da Solange Eiko, para guardar objetos que simbolizam nossa trajetória pela estrada transmidiática. De Lost ao nosso primeiro Storyworld, fizemos um paralelo entre passado e presente, lembramos momentos marcantes para o grupo e para a transmídia, parecerias, eventos, cases e tudo mais que nos trouxe até aqui. Dizem que, a cada conquista, é importante olhar para o passado, foi o que fizemos para começar essa nova etapa, agora como Associação EraTransmidia.

Da mesma forma, registramos o olhar que temos para o futuro presente que vivemos. Convidamos a todos a contar sua expectativas em post its que foram faixados em um painel e, em seguida, guardados em uma nova cápsula do tempo, a ser aberta em 2020.

start-era-transmidia-6

Ah! É claro que aproveitamos a ocasião para apresentar a diretoria, nada muito formal, mas todos subiram ao palco para flashs e sorrisos. Pois é, agora é mais que oficial, além de projetos, grandes ideias e muita disposição, temos CNPJ também!

start-era-transmidia-1

“O START EraTransmídia foi um evento muito emocionante e valioso para a Associação EraTransmídia, representou simbolicamente o suor de 4200 membros que estão dia a dia conosco seja virtualmente online ou no mundo real offline! É um “START” com muitos resultados nesses 4 anos de grupo, com estudos, publicações, palestras, treinamentoa e consultorias realizadas! Precisamos de profissionais de todas as áreas da comunicação e tecnologia!”
Rodrigo Arnaut, presidente da Associação EraTransmidia

“É um Start de Associação que já tem 4 anos de história. Foi muito importante mostrar a força do trabalho colaborativo associando arte, administração e potencial de negócios. A Associação EraTransmidia mostrou que pode reunir agências, produtoras, academia, anunciantes,outras associações, entidades governamentais e d e fomento. Nossa Missão é maximizar resultados  daqueles que acreditam nesta nova Era, entregando produtos condizentes com o Zeitgeist.”
Dimas Dion, diretos de comunicação da Associação EraTransmidia