A abordagem transmídia se mostra cada vez mais atual e interessante por integrar todos os conceitos de produção de conteúdos em uma única metodologia e processo de criação e distribuição. Atualmente, e cada vez mais, as pessoas, o público em geral é um potencial produtor de conteúdo nas novas mídias, seja através de uma simples câmera fotográfica, um telefone celular, um PC ou mesmo do mais sofisticado tablet.

Nesta nova dinâmica, o mercado (conjunto de: audiência, mídia, concorrência e demais agentes) apresenta novas plataformas de comunicação que, devido a sua abertura e amplo acesso, trazem consigo uma grande perda de controle do que é publicado e do próprio contexto originalmente planejado, pois a mídia espontânea e a interpretação do público criam novos caminhos para a história principal do projeto.

A necessidade do mercado em estreitar relacionamento com seus clientes ou públicos (cada segmento de mercado é considerado um público diferente) passa por uma grande transformação, que se implementada de forma impulsiva e despreparada, no que diz respeito à análise do público-alvo, aos formatos de distribuição e à mensagem enviada, pode acarretar na perda de oportunidades e propostas de comunicação.

O foco dos projetos transmídia é utilizar metodologias e processos mais completos e abrangentes, do ponto de vista das áreas de criação de conteúdo, tecnologia, marketing e outras, utilizando as melhores plataformas de mídia para o sucesso do projeto. De forma resumida o grupo de estudos em transmídia, #EraTransmídia, irá apresentar seus conceitos com o objetivo de proporcionar o engajamento social multiplataforma para resultados positivos.

Faça download do artigo Era Transmídiapublicado em dezembro de 2011 pela revista GEMInIS da Universidade de São Carlos

revista-geminis

  • Autores: Rodrigo Dias Arnaut, Leandro Hipólito, Fernanda Nogueira, Bruno Rodrigues, Solange Uhieda, Márcia Jordão Bueno, Daniel Zatta Blasczak, Angelo Marzolla, Dimas Dion, Nelson Sien
  • Data de Publicação: dezembro de 2011
  • Nome da Publicação: Revista GEMInIS, uma publicação do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar.
  • Palavras- Chave: transmídia; Storytelling; Novas Mídias; Mídia Social; Audiência; Plataformas; Conteúdo; Engajamento; Resultados; Multiplataformas; TV; Internet; Celular.