EraTransmidia – Sob Nova Direção

A primeira quinzena do último mês do ano praticamente se foi. Em muitas empresas, o clima de férias coletivas já se instalou, em outras, o esvaziamento típico de dezembro cria um descompasso entre prazos que precisam ser cumpridos e uma insistente sensação de câmera lenta. Enquanto isso, a Associação EraTransmidia se movimenta e coloca em prática uma ação fundamental, marco em sua história e passo em direção ao futuro – não seria assim o fim de ano ideal?

Ontem, 12/12/ 2016, em São Paulo, membros associados da EraTransmidia se reuniram para a eleição da nova diretoria. Conforme o estatuto, o corpo diretivo da Associação deve ser votado pelos associados a cada dois anos, e 2016 marca nossa primeira eleição. Estamos aprendendo a pilotar uma associação, diante de tantos desafios.

De 2014 – quando conquistamos um CNPJ e fundação da Associação -, até agora, viemos aprendendo a conciliar o espírito livre de nossas origens como grupo de estudos a todas as responsabilidades e obrigações que vêm com o título de organização institucionalizada. Nesse processo, os membros que assumiram a primeira diretoria tiveram um papel hercúleo. Tornou-se estratégico para a continuidade do processo de construir a associação, manter essas pessoas na liderança e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novos nomes que trazem idéias e vigor rejuvenescido. Por isso, parte da diretoria anterior está presente no novo corpo diretivo, mas sempre dando mais oportunidades para novos aprendizados de todos, em busca cada vez mais de benefícios aos nossos associados. Estamos no começo desta nova Era!

Como estatuto coloca algumas regras que precisam ser cumpridas, apenas membros associados podem assumir funções diretivas. Assim, considerando a continuidade e o futuro, a nova diretoria da EraTransmidia foi eleita seguindo a ideia de mesclar perfis, assumindo a seguinte configuração:

Presidente – Rodrigo Mandarino Terra

Vice-Presidente – Dimas Dion de Silva Santos

Diretor de Comunicação – Rodrigo Barros Hurtado

Vice-Diretora de Comunicação – Jaqueline de Oliveira

Diretor de Negócios – Rodrigo Dias Arnaut

Vice-Diretora de Negócios –  Sandra Monica Szwarc

Presidente do Conselho Fiscal – Solange Eiko Uhieda

Primeiro Conselheiro – Fábio Hofnik

Segundo Conselheiro – Sérgio Bicudo  

A eleição foi uma das últimas ações da gestão 2015-2016, conclusão de um trabalho que alimentou conquistas positivas do antigo grupo de estudos – como o Fórum Transmidia e o diálogo com várias esferas da economia criativa – e aproveitou oportunidades que puderam ser exploradas depois da institucionalização, criando parcerias com organizações como a SP Cine, por exemplo. Nossa presença como porta-vozes do pensamento transmidiático se fortaleceu. Nos últimos dois anos, participamos de uma série de eventos reconhecidos pelo mercado, lançamos um livro, o “Caminhos Transmídia”, e temos outro em fase de revisão – “Arqueologia Transmidia”.

Sem dúvidas, uma avaliação positiva, em que o maior ganho veio do aprendizado com desafios e muitas trocas de opiniões. Para a gestão 2017-2018, o caminho já se desenha da mesma forma. O processo eletivo começou a ser organizado entre agosto e setembro, com vários membros da EraTransmidia sendo convidados a se associar e assumir funções na diretoria. Durante os últimos meses, em um processo muito democrático e cheio de união, foram vários os encontros para discussão do estatuto, o que levou a algumas alterações. Houve abertura para todos os questionamentos relacionados aos mais diversos pontos. “As mudanças no estatuto são um meio para que nosso modelo de gestão esteja sempre atualizado, a fim de acompanhar o mercado da economia criativa”, explica Rodrigo Arnaut, atual presidente e diretor de negócios da da EraTransmidia no próximo biênio.

A nova diretoria da Associação EraTransmidia assume no dia 1o de janeiro de 2017, sob a liderança de Rodrigo Mandarino Terra, diretor de negócios na gestão 2016-2017. “O que eu vislumbro para essa nova gestão é ter muito claro nossas metas e plano de ação. A ideia é concentrar esforços para que possamos criar um ecossistema em que empresas e profissionais ligados à EraTransmidia possam potencializar e alavancar seus negócios, seus estudos e suas realizações. Estaremos bem focados em fomentar esse ecossistema e em gerar e dividir conhecimento. Esses serão os dois pilares para os próximos dois anos.”

Definido o corpo diretivo da Associação, teremos, em breve, o anúncio dos novos diretores operacionais. “As diretorias operacionais funcionam como nossos ministérios”, explica Rodrigo Arnaut “Só que com uma diferença muito grande em relação à política atual, pois temos um modelo de gestão horizontal com ampla participação de quem realmente está interessado em fazer a economia criativa crescer dentro de um modelo que traz os conceitos de transmídia e de inovação, além dos pilares que envolvem o comportamento da audiência e tecnologia, que é imprescindível para o desenvolvimento das mais diversas mídias.

Portanto, aguardem, pois 2016 ainda guarda presentes para os membros da EraTransmidia.

Be the first to comment on "EraTransmidia – Sob Nova Direção"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


*

Translate »