Realidade Virtual te coloca no meio do Bloco de Paquetá

Inaugurada dia 08/02, na Bianca Boeckel Galeria, a exposição Chama o Bloco do Curador e diretor, Francisco Almendra é uma experiência de realidade virtual homônima, que reuni seis fotógrafos do Carnaval alternativo do Rio de Janeiro trazendo um recorte deste movimento vivo nas ruas da cidade para o público de São Paulo.

Em Chama o Bloco, o público pode participar do bloco Boto Marinho sem precisar cruzar a Baía da Guanabara de barca às 6 da manhã, sentindo-se parte de seu cortejo único evoluindo pelas pacatas vias de Paquetá. É preciso dançar para chamar o bloco, caso contrário o espectador permanece sozinho na idílica ilha. O desejo de testemunhar um bloco alternativo especial requer o compromisso de participar e de se expor, da mesma maneira que os integrantes do Boto fazem todos os anos com sua ousadia lúdica. Chama o Bloco provoca com seu jeito irreverente: “só verá o rolê quem entrar no rolê.”

Foto: José Renato Bergo

A exposição vai até o dia 23/03 e além da exposição de fotos, os visitantes poderão participar de uma experiência de Realidade Virtual que permite dançar e se divertir no meio do bloco de carnaval das ruas Paquetá.

De acordo com a Curadoria do evento, este convite-desafio nos instiga a enfrentar nossos próprios medos: a exposição ao desconhecido, o medo de não saber dançar, o julgamento daqueles que nos observam de fora, o temor de se entregar sem garantias. São as mesmas questões enfrentadas – e vencidas – por todos que fazem parte do Carnaval alternativo.

Foto: José Renato Bergo

Durante o evento de abertura, os convidados puderam contemplar a apresentação do bloco Apogeu 90, fanfarra que toca clássicos do pagode anos 90 com uma mistura dos sons atuais.

Foto: José Renato Bergo

Para o curador do evento, Francisco Amendra, o primeiro encontro com São Paulo foi um sucesso:

O público curtiu muito a experiência de Realidade Virtual (inclusive muita gente que não conhecia ainda e ficou eufórica) e entendeu como a interação pede pra participar da mesma forma que o Carnaval alternativo pede das pessoas uma entrega total para se tornar realidade. O bloco tocando dentro da galeria foi o máximo, um suspiro de novidade no ecossistema de arte, fiquei feliz com o impacto causado e a receptividade do público.

Divulgação Stúdio Kwo XR

Serviços: A Coletiva de fotografias + Realidade Virtual poderão ser visitadas até o dia 23/03 na Bianca Boeckel Galeria: Rua Domingos Leme, 73- Vila Nova Conceição-SP.

Fotógrafos:
Ana Carvalho
José Guilherme Leite
Lucas Bori
Micael Hocherman
Pedro Esteban
Rapha Silva

Curadoria: Francisco Almendra

Produção: STUDIO KWO