reuniao313
Sheyna, Cleveland, Solange, Sergio Perales, Rodrigo Arnaut, Rodrigo Terra, Renata, Monica, Rodolfo e Fabio na Reunião#313 da #EraTransmidia

por Renata Lea

Mais uma reunião da #EraTransminia cheia de movimento. Hoje, nos encontramos no Composto Coworking pensando em cobrir uma pauta bem centrada em eventos. Além de falar um pouco do que aconteceu nas últimas semanas, a maior parte do tempo foi dedicada ao futuro.

Fizemos um breve apanhado de nossa participação no Hacktown de Santa Rita do Sapucaí, que foi muito positiva. A HackHouse by #EraTransmidia recebeu muitas pessoas. Algumas atraídas por nossas atividades divulgadas na agenda do evento, outras curiosas diante do banner na porta e da movimentação que nasceu aos poucos. Lá dentro, realizamos algumas atividades, como uma oficina de games e uma atividade do Sherlock/IoT, algo em que alguns membros da #EraTransmidia vêm trabalhando há alguns meses. Mas o que encantou mesmo os visitantes foi poder curtir vídeos 360 nos óculos que a Loox levou para nossa casa e conhecer a Revista Mundo360 com suas sugestões de vídeos e seu cardboard para montar. Nosso time também participou de atividades fora da HackHouse, como palestras e a mentoria de MAMP com bônus de demo de HTV Vive.

Fizemos muitos contatos no Hacktown e saímos de lá com a impressão de que o evento tem tudo para crescer. Santa Rita do Sapucaí e algumas das cidades vizinhas têm iniciativas voltadas para tecnologia bastante inspiradoras. Uma delas é a Casa Viva, que fica no INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações). Lá, as crianças aprendem tecnologia, tendo lixo eletrônico como uma das ferramentas de aprendizado. Da próxima vez que se deparar com um computador sem conserto, já sabe, né?

A experiência no Hacktown foi tão positiva que deixou forte o desejo de manter contato com a capacidade inovadora tão pulsante que existe na região de Santa Rita do Sapucaí. A Sheyna, que foi quem mais se empenhou para concretizar nossa participação no evento, é, agora, a nossa embaixadora junto ao INATEL.

Depois da injeção de ânimo dessas lembranças, o Fórum Transmídia entrou na pauta. Animem-se!!! Nosso principal evento está chegando, e já temos algumas ações bem encaminhadas. Para começar, realizaremos o Fórum dentro da Transmedia Week, que acontece em todo o mundo, entre 24 e 30 de outubro. Já estamos organizando as atividades de São Paulo e Salvador – em breve, definiremos as datas exatas das programações. A turma da #EraTransmidia de BH, Rio, Brasília, Porto Alegre e Brasil afora está mais que intimadas a se movimentar. A identidade visual do IV Fórum Transmídia está linda! Para saber mais, é só perguntar nos comentários ou contato com o Rodolfo, que está liderando o projeto.

A Reunião#313 foi também momento de traçar os primeiros planos para 2017. Acha que estamos adiantados? Nada disso! Daqui a 16 terças, estaremos em 2017, e pensar no futuro agora vai ser determinante para realizar alguns dos sonhos que temos para o próximo ano.

Hoje, colocamos no papel alguns os eventos mais importantes da economia criativa no Brasil e no mundo. Pensamos em cada acontecimento importante para partilha e construção de conhecimento em que nossa presença possa ser relevante. De uma lista de 75, selecionamos 25, entre eles, o SXSW. Como contamos aqui, vários membros da #EraTransmidia inscreveram palestras e entraram no painel de votação popular do maior evento de inovação do mundo. Essa fase já foi concluída, e estamos aguardando os resultados. Enquanto isso, estamos em contato com veículos de comunicação interessados em ter a cobertura do SXSW 2017 realizada pelos membros da #EraTransmidia, como fizemos para sites, revistas e jornais na última edição do evento.

Resumindo nossa noite: analisamos o realizado, falamos do que está em realização e pensamos no que realizaremos. Parece que estamos no caminho certo!