Os amantes da realidade virtual têm nos próximos dias um período para ninguém botar defeito! Isso porque terá o início o The South by Southwest, o maior evento da indústria criativa do Planeta — que chega à sua 30ª edição. O SXSW está rolando em Austin, nos Estados Unidos, entre 11 e 20 de março de 2016. E como o megaevento tem a fama de levar o participante para dar uma voltar ao futuro, com certeza VR está nesse roteiro e trazendo propostas ousadas, que dialogam muito com a abordagem de convergência.

Para você entender melhor do que estamos falando, selecionamos 5 tracks de AR/VR que prometem movimentar o público nesse período:

#1 Mars experience VR
Esse track é um dos momentos mais aguardados. Ele vai representar o projeto “The Mars 2030 Experience”, criado pela NASA, e promete criar uma experiência de um astronauta em expedição em Marte. Isso foi possível a partir de imagens capturadas por sondas não-tripuladas que estiveram no planeta vermelho. O mais incrível é que quem for passar por essa experência usará uma vestimenta especial (para tornar tudo o mais real possível), poderá caminhar pela superfície de Marte e, inclusive, conduzir um veículo.

#2 Virtual Tourism: VR, 360 and the Travel Industry
Aliás, ainda nesse segmento do turismo, outro track promete agitar o SXSW na área de VR/AR. Esse painel, por exemplo, apresenta uma parceria poderosa que uniu três empresas de respeito (a aérea Qantas, Samsung e Hamilton Island) para criar experiências de VR para transportar espectadores para a famosa Grande Barreira de Coral, que fica na costa da Austrália. Você consegue imaginar o que experiências como essa podem trazer para um mercado que movimenta cifras significativas?  

#3 Can VR Deliver more emotion than movies and games?
No campo das experiências transmidiáticas, boas expectativas sinalizam para esse painel. Esse track promete trazer o VR numa abordagem completamente convergente com filmes e games. É mais ou menos como imaginar um mundo virtual onde o criador tem o controle completo e o jogador literalmente entra no reino da sua imaginação, com acesso às emoções dele. Isso leva para a realidade virtual uma abordagem de empatia, trazendo um olhar bem mais profundo para o tema.

#4 VR, AR and digital storytelling
A transmídia também será uma abordagem muito presente nesse track, que vai discutir VR/AR como uma aplicação real e possível para as marcas, reinventarem suas narrativas. Aqui a expectativa é centrar-se mais sobre o conteúdo que precisa ser criado, em atenção a esse novo contexto. John Gaudiosi, co-fundador da Greenlit Content, deve provocar na mediação desse track como a realidade virtual pode se tornar ferramentas de narrativa de maior impacto de hoje e amanhã.

#5 Five best startup ideas in VR/AR
E se o SXSW é um evento do futuro, não deixa de ser do presente ao apresentar possibilidades para um bom networking. Esse track deve trazer quais são as melhores startups, provedores e fabricantes para fazer parceria em projetos de VR/ AR. Isso porque o cenário que se desenha enche os olhos de qualquer um: projetar-se que em 2018 tenham pelo menos 25 milhões de headsets rodando por aí, combinando redes de alta capacidade, com câmera de ultra-resolução, microfones e monitores acoplados a paredes. O que singulariza um potencial para pensar narrativas transmídias e convergentes!

Viu só? Isso porque apresentamos 5 tracks de um total de 22! A Era Transmídia está com uma comitiva especial no SXSW, com 6 componentes, para analisar e interpretar com qualidade tudo isso que está acontecendo de especial no maior evento da indústria criativa do mundo e apresentar aos amantes desse assunto no Brasil.

Siga pelas redes sociais com a hashtag #ETMSXSW e no blog www.eratransmidia.com