por Dimas Dion,

Um dos 16 eventos participantes realizados pelo Transmedia Week em parceria com a EraTransmidia aconteceu nesta terça feira organizada pelo SENAC e pelo Esconderijo das Crianças.

O evento trouxe pontos de vistas diferentes do uso do audiovisual em projetos transmídia. “A multiplicidade de pontos de vista é necessária para sempre mantermos a mente aberta de que existe um mundo de possibilidades para o uso do audiovisual em diferentes níveis de importancia para o projeto geral” afirma Dimas Dion, diretor de comunicação na EraTransmidia.

mesa tw1
O evento ocorreu nas dependencias do SENAC e teve divulgação da SPCINE e Tela Viva.

O evento iniciou com uma palestra do moderador Dimas Dion, Esconderijo das Crianças / EraTransmidia, mostrando conceitos de transmídia no mundo e no Brasil. Seguido das bases necessárias para se criar franquias transmídia a longo prazo, referenciando especialistas como Chris Anderson, Derek Johnson e João Massarolo.
rafaeRafael Vieira Junior palestrou em seguida, criador do Escola de Brinquedo, trás uma iniciativa inovadora paraeducar com música. Então, fez-se alí uma experiência transmidiática unindo contação de história, música, palestra, clipe musical e ainda convidou a platéia a interagir com tudo isso. Em seu conteúdo mostrou o problema atual da educação e a falta de interesse pela leitura e de como o projeto promove tudo isso. A Escola de Brinquedo nasceu em fevereiro desse ano, e mesmo sem gastar com publicidade já possui mais de 14 mil seguidores no facebook. Mostrou também alguns de seus personagens e de como pretende usar de estratégias transmídia para criar um universo narrativo.

 

12181887_1058039537548657_2137854988_nTom Jones Moreira, dono do canal Depósito de Idéias HQ, apresentou não somente o cenário transmidiárico da cultura de fã, mas de como o profissional focado neste nicho de mercado deve planejar e principalmente refletir sobre as mídias que coloca em produção. Tão importante quanto acertar é errar e aprender com os eles. “Inovar não é fazer diferente, é fazer a diferença” afirmou Tom Jones. E não é apenas com mais tecnologia, as soluções podem estar nas coisas simples. Mostrou efeitos e ações engajadoras. Ao final apresentou também o projeto de um curso para produção para novos youtubers em conjunto com a EraTransmidia.

 

12188321_1058039507548660_227143906_n

Renato Leandro, produtor transmídia na Supertoons com animação O Diário de Mika que une entretenimento, educação e música encerrou as palestras. Renato apresentou conteúdos valiosos de como criar um projeto multiplataforma embasado num universo de franquia transmídia. O Diário de Mika já está disponível em três telas distintas com mercados distintos (Disney Channel, Youtube e Moony). Também mostrou os desafios do projeto desde os arcos narrativos até a visão de parceria e patrocínio até A complexidade de se criar produtos para TV e a coragem necessária de investir mesmo sem aporte garantido em sua idéia.

 

Ao final ainda tivemos tempo para algumas dúvidas da platéia. Todos saímos encantados com tantas possibilidades. A missão de mostrar os diferentes papéis do audiovisual foi cumprida. Desde as bases para gerar o projeto, passando por um projeto amparado no mundo real (nas escolas) mas utiliza o audiovisual para materializar conteúdos importantes, como também de um canal semanal de cultura de HQs utiliza ferramentas transmidiáticas para engajar seu público e por fim, um projeto audiovisual que busca na transmídia transformar sua animação em cultura popular em nível mundial.