Retrospectiva 2012

2012 foi um ano promissor para o grupo Era Transmídia e seus membros…

Foram várias realizações, eventos, feiras, congressos, cursos e palestras, sempre com o compromisso de levar a conhecimento das pessoas tudo aquilo que estudamos e acreditamos, contribuindo assim para a fomentação da Transmídia e a melhoria da comunicação!

Foi em 2012 que nos consolidamos como o maior grupo multidisciplinar voluntário do Brasil, encerramos o ano com mais de 1.500 membros no Facebook e 200 membros no Ning dos Inovadores ESPM.

Nossas reuniões semanais aconteceram durante todo o ano, boa parte delas na nossa parceira ALIANÇA FRANCESA, outras na Produtora VIDEOGRAFIK, no Co-working PLUG-IN, no Edifício VISTA PAULISTA e também na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Durante algumas reuniões foram realizadas importantes palestras, entre elas, do Qranio com Samir Iásbeck de Oliveira e sobre Machinima com Débora Kaz.

O grupo viajou o Brasil e até saiu dele para palestras e apresentações, todas com grande sucesso!

Fomos ao Rio de Janeiro participar do RIO CONTENT MARKET 2012 e depois, claro, um super happy hour na praia da Barra da Tijuca com nossos membros e amigos da Cidade Maravilhosa.

Ainda no primeiro semestre, outra viagem ao Rio de Janeiro, Rodrigo Arnaut, representando o grupo, participou de um evento na ESPM-RIO.

Em Belo Horizonte foi inaugurado o ERA TRANSMÍDIA BH e estivemos presentes nesse evento maravilhoso regado a um delicioso pão-de-queijo e outras guloseimas.

Ainda na capital mineira visitamos agências e universidades, o que nos rendeu o convite para uma palestra na PUC.

Pouco tempo depois o grupo retornava à Belo Horizonte, desta vez para palestrar na PUC de Minas.

Enquanto Dimas Dion e Fernanda Nogueira palestravam em Belo Horizonte, Eduardo Jatobá e Solange Uhieda apresentavam o grupo e falavam sobre Design Transmídia em Araraquara, na UNIARA (Universidade de Araraquara).

Ainda no Estado de Minas, Rodrigo Arnaut e Dimas Dion apresentaram o grupo em um evento em Uberlândia, na Faculdade Politécnica.

O Estado do Rio Grande do Sul também nos abriu as portas carinhosamente, Eduardo Jatobá reuniu alguns membros do grupo, residentes em Porto Alegre, para uma reunião onde apresentou o Era Transmídia e falou sobre os projetos.

Fizemos o mentoring para o TCC dos alunos de Design da FMU, em São Paulo, universidade que também realizamos palestras em 2012.

Não foi só em faculdades que apresentamos o grupo, fizemos 02 palestras para os profissionais de Design e Ilustração da emissora GLOBO, em São Paulo.

Fomos selecionados para apresentarmos alguns projetos e o grupo em um evento importante da Editora Abril, em São Paulo. Rodrigo Arnaut e Eduardo Jatobá apresentaram o grupo, os Inovadores ESPM e o projeto PARTIDA. A Partida

Além das palestras, também realizamos cursos, a Digitalks nos abriu as portas e ministramos o curso de ESTRATÉGIAS EM TRANSMÍDIA, o sucesso foi tão grande que logo abrimos novas vagas para uma segunda turma, que assim como a outra, teve um resultado promissor.

Alguns membros de outros Estados queriam fazer o curso, mas não poderiam vir, foi quando tivemos a idéia do Skype, e assim foi feito, novamente um grande sucesso!

Estávamos crescendo rápido, mas precisávamos repensar em nossos conceitos e nossos objetivos, por isso, em Maio de 2012, realizamos a CONVENÇÃO ERA TRANSMÍDIA em Paraty, no hotel PEREQUÊ.

A convenção contou com a palestra de Nei Grando que nos auxiliou a definir que o grupo deveria ser dividido em área acadêmica e área de negócios.

A capital Pernambucana, Recife, foi palco de um importante evento, a Feira do Empreendedor, e Dimas Dion esteve presente levando o nome do grupo Era Transmídia.

O grupo também foi convidado a participar de um bate papo no programa OVERDOSE VIRTUAL.

O ERA TRANSMÍDIA foi convidado pela SET – ENGENHARIA DE TELEVISÃO, onde Rodrigo Arnaut é membro da Diretoria Acadêmica, para uma palestra em seu evento, frequentado por pessoas de grande importância na comunicação.  Congresso SET (Rodrigo Arnaut abrindo o painel)

O painel do grupo foi um destaque e muito bem comentado na imprensa.

Em Setembro o grupo foi notícia nas redes sociais e na imprensa, aconteceu na ESPM o TRANSMEDIA EXPERIENCE, ou melhor, o II FÓRUM TRANSMÍDIA, coordenado por Rodrigo Arnaut, Dimas Dion e Fernanda Nogueira.

O evento foi um sucesso de crítica e de público, o conteúdo programático estava perfeito e contava com, além de personalidades brasileiras da comunicação, com algumas estrangeiras, como Nuno Bernardo, Karine Halpern, Robert Pratten e Jeff Gomez, da STARLIGHT RUNNER, que veio de Nova York especialmente para o Fórum.

E por falar em Nova York, o ano já estava se aproximando do fim quando Rodrigo Arnaut e Eduardo Jatobá embarcaram rumo à belíssima ilha!

Em Nova York fizeram reunião na STARLIGHT RUNNER e depois rumaram para a Califórnia onde, em Los Angeles, no bairro de Hollywood, participaram do STORY WORLD CONFERENCE 2012.

Rodrigo Arnaut foi convidado a palestrar e durante seu tempo apresentou o grupo e seus projetos realizados e os que estavam em andamento.

Além da palestra, montamos um stand do grupo Era Transmídia dentro do STORY WORLD CONFERENCE, fato que gerou grande curiosidade e atraiu muitos participantes.

E assim encerramos o ano, com a sensação do dever cumprido e com convites para eventos em 2013.

Já estamos em 2013, o grupo está correndo a todo o vapor, e você.. qual projeto quer participar?

Nós, do Conselho e Diretoria do grupo Era Transmídia agradecemos a todos os membros pelo sucesso e destaque que tivemos em 2012, pois sabemos que sem vocês, não vamos a lugar nenhum.

E um agradecimento especial aos #InovadoresESPM por todo apoio que sempre nos dedicou!

O nosso muito obrigado!

O grupo Era Transmídia